Se liga nessa dica de como limpar as lentes e objetivas de seu microscópio
Os óleos de imersão, especialmente os de má qualidade podem impregnar nas objetivas e em alguns casos se não forem removidos podem prejudicar a qualidade da imagem permanentemente.
Com passos simples você garante uma maior vida útil para seu microscópio e preserva a qualidade da imagem.
Veja o passo a passo para realizar essa limpeza, mas antes tenha em mãos os itens básicos para limpeza:
Uma bombinha de ar manual, cotonetes, éter ou álcool isopropílico.
Vamos começar
1-Remova a poeira usando uma bombinha de ar manual. Esse é um passo muito importante porque poeiras depositadas nas objetivas e lentes se esfregadas podem riscar as objetivas
2- Umedeça levemente o cotonete no álcool isopropílico ou éter. Não enxarque o algodão isso dificultará a remoção do óleo e sujeira das objetivas
3-Passe suavemente o cotonete umedecido em círculo, do centro para as bordas.(Fig 01) Faça isso vária vezes até a lente ficar limpa, mas sempre troque o cotonete por outro limpo. Para facilitar o acesso das objetivas vire o microscópio em uma mesa conforme (fig 02 e 03 )
4-Repita os passos anteriores para limpeza das oculares, condensador e de todas as partes óticas do microscópio (fig. 04)
Atenção: Nunca use álcool 70, pois o álcool 70 pode remover a proteção das objetivas (banho cromático) e pode manchar e trazer prejuízo irreversível.
Mesmo com esse procedimento é altamente recomendado enviar seu microscópio para ABRTECH a cada 6 meses ou no máximo 1 ano para limpeza mais profunda e verificação da formação de fungos nas lentes e objetivas bem como a verificação da vedação das objetivas de imersão, prolongando assim a vida útil de seu equipamento e mantendo a qualidade nas imagens.
Figura 1 Figura 2 Figura 3 Figura 4